Imagem-música?

Este blog é coordenado e atualizado por Marcelo Bergamin Conter, que produziu uma dissertação de mestrado intitulada Imagem-música em vídeos para web pelo PPGCOM-UFRGS e orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva.

A dissertação foi publicada em livro e pode ser adquirido online no seguinte endereço: www.zungueira.com.br

O autor faz parte do Núcleo Semiótica Crítica e do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

Sobre o conceito imagem-música:

A música como manifestação sonora, como comumente a pensamos, é capaz de produzir sentidos, significados, porque ela trabalha com códigos que podem muito bem conferir a ela um estatuto de linguagem.

Mas “música” não está presa somente a essa manifestação sonora. Há música também nas partituras, na nossa memória, nas coisas que nos chegam através de outros sentidos como o tato e a visão. Essas não são expressões plenas da música, mas potenciais. Nelas podemos encontrar uma dada musicalidade, uma música em potencial.

Por isso, quando estudamos a música no audiovisual, é preciso considerar essa potência. Num videoclipe tipicamente televisivo, por exemplo, usa-se sempre uma música pré-gravada, que provavelmente até já foi distrbuída em CD. Mas essa música, quando encontra o audiovisual, já muda e cria outros sentidos. Ela não é mais a mesma música que está no CD, porque ela está criando relações sincréticas com a matéria visual do videoclipe. Mais do que isso, esse visual nos apresenta uma certa musicalidade.

Quando ocorre essas relações mais intensas entre música e audiovisual, emerge a imagem-música, um conceito de Alexandre Rocha da Silva (2005: 2): “Imagem-música é um texto sincrético, isto quer dizer, um texto formado por diferentes linguagens em cujos planos de expressão importam mais as articulações entre sons (musicais) e imagens, do que as gramáticas específicas de cada linguagem considerada isoladamente.” Pra entender melhor o conceito, vá direto à fonte:

SILVA, Alexandre Rocha da. “Devires de Imagem-Música”. In: INTERCOM – XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. INTERCOM, 2005. Disponível em:
<http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/16872/1/R0921-1.pdf>. Acesso em: 19 out. 2007.

Uma resposta em “Imagem-música?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s