Release e booktrailer do livro “Imagem-música em vídeos para web”

imagem-musica-capa

Não seria nenhum exagero afirmar que o site de compartilhamento de vídeos Youtube é peça fundamental para compreender a cultura contemporânea. Funcionando como um mapa de tudo que se produz em termos audiovisuais, suas características vão de encontro com o próprio princípio da internet, a produção e distribuição independente de conteúdo. Não admira, portanto, que grande parte do material disponível no site seja da apropriação de vídeos que se tornaram famosos, os chamados memes, transformando-os em algo inesperado. É o caso do vídeo MC Jeremias, que utilizou programas de edição para transformar uma reportagem sobre um jovem bêbado numa delegacia em um grudento funk batidão. A profusão desse tipo de atitude, iconoclasta e motivada por um espírito de criação, foi o que motivou o acadêmico Marcelo B. Conter a escrever o livro Imagem-Música em Vídeos Para Web, com lançamento no mês de Agosto pela Editora Kazuá.

O livro, resultado da dissertação de mestrado de Marcelo em Comunicação pela UFRGS, aborda vídeos que surgem através de processos caracterizados como remixagens audiovisuais. Assim como na música eletrônica, os vídeos que o autor utiliza como material de análise, são produto de mash-ups, ou seja, da combinação de materiais dispersos pelo Youtube para formar algo diferente. Mas o que há de novo em relação aos mash-ups e samplers tradicionais é a relação inseparável entre a imagem e a música, daí o título do trabalho.

Imagem-música, o conceito trabalhado por Marcelo para definir esses vídeos, vem da insólita relação entre a filosofia francesa de Gilles Deleuze e Henri Bergson, com os métodos anárquicos e dispersos característicos da internet. Pode parecer estranho, à primeira vista, esse casamento, mas a partir das ideias desses filósofos não só é possível compreender os modos de produção de um gênero cada vez maior de vídeos presentes no Youtube, mas também delinear de que modo nos relacionamos com a cultura contemporânea e os artifícios de criação em seu interior.

Marcelo, que também é músico e produtor audiovisual, não se prende às velhas definições e separações entre alta e baixa cultura. Compreende os vídeos na web como um contínuo, capaz de abarcar manifestações como o Funk da Menina Pastora, as diversas paródias de 4:33 – peça musical de John Cage que consiste em quatro minutos e 33 segundos de pausa –, ou os métodos inovadores de composição musical da banda Pamplamoose, onde cada trecho musical tocado é acompanhado por um vídeo correspondente, formando uma verdadeira sinfonia pop audiovisual.

Com lançamento marcado para o dia 14 de setembro, no bar Pinacoteca (rua da República, 409), o livro de Marcelo B. Conter é peça fundamental para compreender nosso tempo e cultura, provando que mesmo dos lugares mais inusitados existe espaço para reflexão e filosofia.

Haverá cópias do livro à venda no lançamento, e em breve no site da Zun.

Por André Araújo

Anúncios

Uma resposta em “Release e booktrailer do livro “Imagem-música em vídeos para web”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s