Argh, fábricas de música!

Pode passar desapercebido pelos olhos dos usuários do YouTube, mas o clipe enjoado de Rebecca Black – Friday não só foi produzido pela ARK Music Factory como foi enviado ao site através do canal trizzy66, que orgulhosamente apresenta o clipe da princesa dos Spoofs de 2011 em sua capa. Vejam nos vídeos dos canais quantos astros pop eles possuem – e colocam na mesma esteira de produção.

Trago isso para discussão porque a ARK é uma daquelas gravadoras do pior tipo – daquelas que caçam talentos jovens para inserir num processo fordiano de produção musical. Não sei se além do clipe produzem a canção também, mas reparem que essa outra estrela, Alana Lee Hamilton, passou por todos os estágios de Friday:

Mas o que pessoalmente mais me enoja é essa plastificação excessiva do áudio. Não precisa prestar muita atenção pra notar o auto-tune descarado, dessa vez não para criar aquele efeito de robô em curto-circuito, mas para simular uma afinação perfeita, sobre-humana da pequena Alana. O super-homem de Nietzsche na sua pior forma.

E não é só a voz, mas todos os instrumentos são todos muito corretos. Essa perfectibilidade me assusta, porque é uma robotização extrema. Claro, tudo o que está no YouTube é digitalizado, mas nesses casos o produto passou por tantos softwares de correção é pufiricação do áudio que chegam num patamar de semelhança àqueles demos dos antigos teclados Casio.

Não é insuportável porque irrita, mas porque é excessivamente neutro. Pra mim isso é a morte do som, é mais fraco do que o silêncio.

Se querem ouvir e ver algo que realmente irrita (pelo bem ou pelo mal, dependendo do seu gosto), eu recomendo um Daniel Johnston em sua fase decadente:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s